segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

RushRap em 2013...




   Foi sem dúvida um grande ano para o blog de Hip Hop dos Açores, para além dos números, mais de 55 000 visitas e mais de 2 100 seguidores no Facebook, atingiu uma qualidade razoável e algum reconhecimento ao nível Nacional, mas nunca esquecendo que não passa de um simples blog feito por uma só pessoa, eu Marco Meneses...
   Teve como ponto alto a organização da Noite Histórica para o Hip Hop Açoriano nas Festas da Praia da Vitória onde subiram ao palco 9 mc's dos Açores. RushRap também teve uma passagem pela RTP Açores e pelo Jornal Diário Insular.
   Resumo a baixo através de imagens, os momentos que marcaram este ano o MEU RUSHRAP.  


























A criação de um blog de Hip Hop, deveu-se a um vício de muitos anos...  

 "Quando comecei a gostar de rap (1989), não era fácil ter acesso a este tipo de música na Ilha Terceira, Açores, a não ser através de cd's de alguém que tinha comprado na base (americana), como foi o caso do vizinho Perpétua que trabalhava  lá, tinha um cd dos Run DMC e Tone Loc. Em casa do Miguel Ângelo e do Bruno (do Blues), tive conhecimento dos Beastie Boys. 
   Mais tarde com o dinheiro que ganhava a dar treinos de basquetebol (2.500 escudos) dava ao meu amigo Elvino Mendes e ele comprava na Base à sorte os cds em saldo, cada um a 500 escudos, e muitas vezes tive sorte, conheci Cypress Hill, Gang Starr, Epmd, Das EFX, De La Soul, Ice Cube... 
   Amigos meus que não gostavam de rap davam-me os que tinham, João Pinheiro deu-me Snoop Dogg- Doggystyle, Pedro Moniz vendeu-me Da Weasel- Dou-te com a alma e o Flávio Romeu deu-me Onyx- Bacdafucup, até a minha namorada Anabela Areias (agora esposa), quando foi ao Canadá também comprou-me um cd.  
   Finalmente comecei a ir a base às compras com os pais e aí era uma luta para trazer um, normalmente variava entre os Beastie Boys e Cypress Hill entre outros como o dos Fugees. 
   Com a ida para a universidade em 1994 tudo mudou, na mega loja Virgin nos Restauradores, tive acesso ao melhor que havia na altura com a secção de Rap que eles tinham passava horas lá, comprei muitos entre eles: Mind da Gap, Da Weasel, Jazzmatazz do Guru, Beastie Boys os primeiros albuns."

Marco Meneses 

Bom 2014 a TODOS

sábado, 28 de dezembro de 2013

Melhores Músicas Rap Açores, 2013




   Volto a realizar o post com as melhores músicas do ano relacionadas com o Hip Hop Açoriano, baseado apenas no meu gosto pessoal, saiu esta lista maior do que o habitual, devido à qualidade demonstrada pelos vários Mc's.
   2013 para além dos sons de qualidade tenho que salientar o LP do Fugitivo "Segundo Plano" que na minha opinião é sem dúvida um candidato a melhor do ano. Destaco o sucesso do grande som "Guerreiro Insular" do Fred Cabral que foi o mais visto no YouTube. Tenho que realçar também o LP do ODEEJ "Ensino Básico", que  veio confirmar que o Hip Hop nos Açores está em boas mãos.
   Não podia deixar de relembrar a noite histórica para o Hip Hop Açoriano nas Festas da Praia da Vitória onde subiram ao palco 9 mc's dos Açores, e também os novos Mc's que tive conhecimento através do blog.
   Continuo a realizar este blog apenas por passatempo e descontracção, mesmo assim penso ter ajudado, mais uma vez, na divulgação do Rap Açoriano.
   Obrigado a todos que passaram pelo blog e espero continuar em 2014 com a mesma motivação que tenho tido até agora, BOM TRABALHO A TODOS, votos do "cota" da Terceira. 

Fugitivo- Fora d'Horas




Fred Cabral- Guerreiro Insular




Fugitivo ft. Diabólico- Hip Hop com Indro




Puto Ems- Sonho



Jay- Paradise





Fugitivo ft. Kapu- Lá Fora




Suspeito- Caneta na Folha Sobre a Batida do Beat 





Fred Cabral ft. Rnest- Dupla Sensação




JonazKid- I Don't Give a Fuck



Fat G- História da Vida




Clandestino- Alerta em Estado Crítico





ODEEJ- Ensino Básico



NBC Pitbull- Drive Slow




Às- O Mundo Não Dorme




Bonus Tracks


   Depois do post estar organizado, saiu em Dezembro estes sons de elevada qualidade que tinham que pertencer a este post e não conseguia retirar nenhum dos anteriores. 
   Mais um grande trabalho de um dos mais experientes Mc's dos Açores o Puto Ems. E Fugitivo acaba o ano com "Divisões" talvez o seu melhor som do ano, demonstrando ser um dos grandes valores do Hip Hop Tuga em 2013.  Jay também resolveu lançar um grande som no final do ano, por isso tinha que marcar presença nesta lista. Para terminar não podia deixar de fora o som "Ser ou não ser" do ODEEJ que saiu esta semana com participação do NDI e Rnest


Puto Ems- Amor Próprio






Fugitivo- Divisões





Jay- Talking Business




ODEEJ ft. NDI e Rnest- Ser ou Não Ser





terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Melhores Álbuns Rap Portugal, 2013


Segundo Plano


   Blog dos AÇORES volta a realizar este post, depois do sucesso atingido em 2012 com mais de 2 500 visualizações. 
   Entre Álbuns, Mixtapes e EP's, rappers mais conhecidos, outros menos conhecidos e do material que tive conhecimento, realizei esta lista com os 10 melhores trabalhos de Rap realizados em Portugal em 2013. Baseado no meu gosto pessoal e com a ajuda de um evento criado na página do Facebook do Blog.
   Destaco o LP do Fugitivo "Segundo Plano" que na minha opinião é sem dúvida um candidato a melhor do ano.  


Fugitivo "Segundo Plano"




Fora D'Horas




Lá Fora ft. Kapu




Jimmy P "#1"



Storytellers



O que Vai Ser



Jêpê & Raez "SoulMood SoulFood SoulTudo vol 2"



Merece Mais



Diva ft. Cati Freitas



Dealema "Alvorada da Alma"



Bom Dia ft. Ace



Vive ft. NBC



Dillaz "Sagrada Família vol 2"



Sr. Presidente



Não Sejas Agressiva



Malabá Da Gun "Sonho Português"



Sangue do Meu Sangue



Tenho Uma Espada



Capicua "Capicua Go West"



Pedras da Calçada



Jugular






Regula "Gancho"



Kill Bills



Gana ft. STK



Seth e Ferry "Sexta Feira 13"



Máquina do Tempo



Eu Já Vi / Como Vai essa Vida



Reflect "Reflect"



Redundância Crónica ft. W-Magic e Gijoe



Sala de Troféus



segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

ODEEJ- "Ensino Básico"

ODEEJ- "Ensino Básico"



LP "Ensino Básico" é um NOVO trabalho no panorama do Hip Hop Açoriano, realizado pelo Mc da Ilha de São Miguel ODEEJRapper que já conheço à algum tempo e tem demonstrado ser um dos bons valores do Hip Hop dos Açores.
   Trabalho de muita qualidade que merece ser conhecido por quem gosta e segue os bons trabalhos de Hip Hop em Portugal.

ODEEJ: "Finalmente divulgo o meu primeiro álbum com o título "Ensino Básico"
   A produzir beats e rimas desde 2000, finalmente só agora consegui concluir o meu primeiro álbum a solo "Ensino Básico" que conta com a participação de NDI (STC), Rnest, Fred Cabral (FRA) e King Pyn na produção do instrumental Rapresento S.M.A.
   O álbum é composto por 11 faixas. Este descreve as ruas e o modo de como muitos jovens crescem e suas vivências. Relata acontecimentos da vida real do dia-a-dia de muitos jovens principalmente durante a infância e a época escola. Produzido em 2012 e 2013 gravados nos estudios FRA E STC Kernel."






Faixas do álbum
   01. Introdução
   02. Ser ou não ser (Com Ndi e Ernest)
   03. Como podes
   04. Ensino Básico
   05. Vive
   06. Filosofia de vida
   07. Vida da rua (Participação Fred Cabral)
   08. Desabafar
   09. Rapresento S.M.A (Produção King Pyn)
   10. Respeita
   12. PensAR (Instrumental)


Alguns sons disponíveis no YouTube


Ser ou Não Ser



Filosofia da Vida




Vive




Ensino Básico