terça-feira, 19 de junho de 2012

Os Meus Cd's


Os que ouvi mais vezes

    Quando comecei a gostar de rap (1989), não era fácil ter acesso a este tipo de música na Ilha Terceira, Açores, a não ser através de cd's de alguém que tinha comprado na base (americana), como foi o caso do vizinho Perpétua que trabalhava  lá, tinha um cd dos Run DMC e Tone Loc. Em casa do Miguel Ângelo e do Bruno ( do Blues ), tive conhecimento dos Beastie Boys. 
   Mais tarde com o dinheiro que ganhava a dar treinos de basquetebol (2.500 escudos) dava ao meu amigo Elvino Mendes e ele comprava na Base à sorte os cds em saldo, cada um a 500 escudos, e muitas vezes tive sorte, conheci Cypress Hill, Gang Starr, Epmd, Das EFX, De La Soul, Ice Cube... 
   Amigos meus que não gostavam de rap davam-me os que tinham, João Pinheiro deu-me Snoop Dogg- Doggystyle, Pedro Moniz vendeu-me Da Weasel- Dou-te com a alma e o Flávio Romeu deu-me Onyx- Bacdafucup, até a minha namorada Anabela Areias (agora esposa), quando foi ao Canadá também comprou-me um cd.  
   Finalmente comecei a ir a base às compras com os pais e aí era uma luta para trazer um, normalmente variava entre os Beastie Boys e Cypress Hill entre outros como o dos Fugees. 
   Com a ida para a universidade em 1994 tudo mudou, na mega loja Virgin nos Restauradores, tive acesso ao melhor que havia na altura com a secção de Rap que eles tinham passava horas lá, comprei muitos entre eles: Da Weasel, Jazzmatazz do Guru, Beastie Boys os primeiros albuns.
   Agora não dá trabalho nenhum basta ir a Net, ver e sacar, mas nunca será a mesma coisa do que o ter o original e para além de ser uma falta de respeito por todos os lançam os seus trabalhos. 



Os em Português

   Rapública de 1994, apresentou a muitos o rap produzido em Portugal,  a música  que teve mais fama foi "Não sei nadar" dos Black Company. Tive conhecimento do Boss Ac nesta coletânia. Os primeiros cd's do Gabriel Pensador estavam muito bons. 

Gabriel Pensador- Lavagem cerebral





Os meus Cypress Hill

   Única banda de rap que tenho os cd's todos, os últimos perderam alguma qualidade, mas como seguidor comprei na mesma, o Rise Up está muito bom. 


Cypress Hill- Insane in the Brain




Os grandes Beastie Boys
   
   Faltam-me os mais recentes, mas já mandei vir do Ebay. Tive muitas dificuldades para arranjar os 2 primeiro, Pauls Boutique (1989) e Licensed to Ill (1986), só consegui quando fui para a universidade em 1994, comprei na Virgin que já não existe.


Beastie Boys- So What Cha Want

      

Muita qualidade

   Temos aqui: Redman, Public Enemy, Eric Sermon, Graig Mack, Spice 1, Gang Starr, Fugees, Snoop Dogg, EPMD, House of Pain, Eminem, Guru, Jay z e Linkin Park, Arrested Development, Das EFX, Onyx, Digable Planets, De la Soul, Ice Cube.


Das EFX- They Want EFX



Fugees- Ready or Not



Digable Planets- Graffiti






Para variar

   O senhor Bob Marley sempre presente, Prodigy e Fat Boy Slim na altura da maluqueira na universidade, grandes bandas como James, The Cure, Lamb, Portishead, Violent Femmes, bandas únicas como Guns and Roses, Rage Against the Machine, Radiohead e Red Hot Chili Peppers.


Bob Marley- Redemption Song



Portishead- All Mine




Melhor banda de rock de sempre, Led Zeppelin.


Led Zeppelin- Nobodys Fault But Mine




Beck e Tricky tenho os albuns todos, Maxinquaye do Tricky e Odelay do Beck estão entre os melhores albuns de sempre.  


Tricky- Overcome




Beck- Where it s at





Aqui ficou registado a história da minha vida em relação aos cds.
Obrigada a todos que de alguma forma contribuíram para este vício.

Marco Meneses

1 comentário:

  1. Gostei de ler a tua história sobre os teus cds e sobre a tua paixão pela música rap... Está altamente!

    ResponderEliminar