terça-feira, 5 de março de 2013

JAY

Fotografia por Ruben Tavares


   Jay é um rapper da Ilha Terceira Açores, dos primeiros que o RushRap teve conhecimento e ao longo deste ano de blog o Jay na minha opinião foi um dos Mc' s que mais evoluiu, estando mais seguro e confiante nas suas capacidade. 
   No dia 13 de Novembro de 2012 lançou o seu EP com o título "Blessed", produzido pelo Puto Ems e conta com a participação do rapper Fugitivo e do próprio Puto Ems. Composto por 8 faixas cantadas em Inglês (Língua Mãe do Jay) muito bem preparadas a todos os níveis e já conta com um video do som "Sleepwalking".



Apresentação do Jay



   "Comecei a ouvir Rap quando ouvi pela primeira vez a "Gangsters Paradise" de Coolio.
  Posteriormente, e com o primeiro album de Hiphop nas mãos (Aquemini dos Outkast) comecei a ouvir outros tais como 2Pac, Notorious B.I.G., Q-Tip, Ice Cube, Dr. Dre, Snoop Dogg, Wu- Tang, etc.


   Aos 16 conheci o Marcos Martins, a.k.a. Puto Ems, pelo skateboard e começa-mos a falar de música sendo o hip hop o tema constante. Através dele descobri o Rap francês com N.T.M, Mc Solaar, o Rap alemão com Sammi Deluxe, Dj Tomekk e também o Rap tuga, sendo Valete, Chullage e Dealema (especialmente Fuse), rappers que me chamavam mais a atenção pela escrita, o que diziam nas suas letras.
 
   Aos 17 ouvi o primeiro som do Puto Ems e ele incentivou-me a rimar também. Primeiro tentei em português, mas ambos chegamos a conclusão que inglês era a minha língua (hehe) por ser Americano.
Começa-mos a fazer uns singles e em seguida mixtapes lançando atraves do msn messenger ( distribuído mais por amigos e família) vindo depois as famosas noites no B.A. aonde conheci o Kapu através das Battles.
Em 2009/2010 entrei em 2 LP's do Puto Ems e continuava a lançar os singles. Podia não lançar muitos sons mas na escrita nunca parava.
   No ano de 2011 comecei a ouvir os rappers independentes que iam surgindo como Machine Gun Kelly, Mac Miller, Yelawolf, Kendrick Lamar, Macklemore e J.Cole. Ao ouvir eles e as letras foi como um respirar de alívio, o tema de "gajas, dinheiro e carros" deixou de ser uma constante na nova geração de rappers.

   Em 2012 realizou-se um sonho que tinha desde criança, subi ao palco principal das Festas da Praia com o Puto Ems, Fugitivo e Kapu. Após anos e anos a ver grandes nomes a pisar aquele palco tive a minha oportunidade e foi o que precisava para acender aquela "chama" dentro de mim, o Rap ganhou uma nova vida para mim, foi uma sensação que nunca me vou esquecer. 
   No mesmo ano fui lançando singles a solo ou com o Puto Ems e Fugitivo, tive uma participação no EP "Sinopse" do Fugitivo e lancei em Novembro o meu primeiro EP "Blessed" com a participação do Fugitivo e Puto Ems. 
   
Em 2013, voltei como iniciei no Rap, com os remixes. De momento tenho planos para um novo EP intitulado "Jason's Room" e vários videoclips.   
  Antes de finalizar quero mandar um grande agradecimento ao Puto Ems pelo apoio todo que tem dado desde o meu inicio e, sem duvida, até ao meu fim; agradecimento ao Fugitivo, conheci-te o ano passado e as tuas letras e atitude tem-me ajudado nas minhas; e por fim, ao Marco Meneses pelo blog e o apoio que tem dado ao Rap Regional.


Peace."


EP Blessed

Capa do EP

Back

1- Intro
2- Hometown ft. Fugitivo
3- Sleepwalking


4- Undercover
5- Simple Song
6- Perfect Fit
7- Demons ft. Puto Ems
8- Words

Fora o Ep o Jay tem outros sons gravados, recordo alguns nesta lista:







In It ( Live Festas da Praia 2012)




Outros

100 ft. Jay, Fugitivo e Puto Ems


Fugitivo ft. Jay- Na Minha Mente

Sem comentários:

Enviar um comentário